segunda-feira, 13 de abril de 2009

Responsabilidades.

Há dois anos eu estava a poucos mezes no inicio do meu ultimo ano na escola, eu me lembro dos meus amigos, de cada um deles, e de como cada um deles me fazia rir, ou ficar bravo, ou emocionado, e tambem me lembro de como a gente discutia sobre o ano seguinte, faculdade, emprego, relacionamentos. O maior erro era pensar no futuro como algo facil, a gente não achava que seria tão dificil, e se achava não expressava, e eu ficava, e ainda fico, intrigado com o fato de que eles tinham um olhar certeiro voltado pra um futuro incerto, e eu nunca consegui pensar a longo prazo, acho que meu maior defeito, se não poderia te me preparado mais.
Há um ano estava eu lá, parado fardado, em forma cantando cançoes de guerras e glorias, acho que foi o meu pior ano, mas o ano que mais cresci, acho que no final é verdade quando a nossa avo fala que quando a gente cai e rala o joelho é por que a gente ta crescendo.
E hoje, finalmente hoje to em casa escrevendo no blog por que não tenho mais o que fazer, apesar de estar procurando. Me vejo numa situação dificil, ja tenho 19 anos e ainda dependo dos meus pais, que mesmo que sem a intenção(da pra notar que é sem intenção) me jogam isso na cara, e eu fico triste, não to "a toa" porque quero.

Crescer é dificil, com o tamanho e a experiencia vem responsabilidades, é como tio Ben falava, mas eu nem precisei de grandes poderes pra perceber que tenho grandes responsabilidades agora, meu unico medo é falhar tentando cumprir com essas responsabilidades.
E uma coisa ainda, infelizmente é igual ao que eu pensava há dois anos: O futuro é incerto e sombrio, não sabemos por quanto tempo o sol estara brilhando todos os dias vindo do leste, não sabemos até quando os dias continuarão claros.

5 comentários:

Dango Costa disse...

Já eu, acho q esperava mais dificuldade do futuro. acreditei demais nos mais velhos dizendo q se nao estudasse nao ia ser ninguem. Eu não estudei e nao me considero ninguém. Eu faço o quero, mesmo q nao me torne rico. E quem disse que o que eu quero é ser rico?
Na verdade eu comecei a tentar ver o mundo com meus olhos. Sem as regras e as limitações impostas (eu não uso maconha pra perceber isso - digo isso porque é bem discurso de usuário). Acho que os velhos estão velhos demais pra o mundo atual. não entendem como esse novo mundo funciona. Minha mãe quer que eu trabalhe numa empresa com carteira assinada para sempre. Esse mundo não existe mais. A publicidade, a profissão que retrata bem nossa época, muito dificilmente assina carteira e paga mais mal do que profissões que não existe graduação para ela. Ouço os conselhos dos mais velhos e respeito, mas tenho conciencia q não condiz com a realidade de hoje. Você SÓ tem 19 anos e não JÁ tem. Tem muito o que fazer ainda. Pense o que quer e busque recurso para conseguir.. fazer cursos, por exemplo. Trabalhar de qualquer coisa? Classificados... todo fim de semana! Uma hora acontece o que você busca. Não se cahe velho pra nada. No mundo onde todo mundo se estica com plástica para parecer jovem, as pessoas envelhecem cada vez mais tarde... pessoas casam tarde, por exemplo. Então qual o problema de definir o que fazer da vida "tarde"? Cedo e tarde sempre foram relativos, mas agora essa afirmação pra mim ,aos 25, parece tão real que é quase paupavél. O mundo é o que a gente espera dele.

Nara disse...

Sempre tem uma hora que paramos e olhando para o espelho, você pensa "e agora, José? A festa acabou"
Talvez não seja assim, é só um começo. O problema é saber por onde começar...

D'AUMON disse...

"o problema é saber por onde comecar" ?! Ôo

não, não, não...

começar QUERENDO esse é o segredo, antes que qualquer coisa, queira, mas nada...
só queira e tenha sempre certeza que cedo ou tarde vc terá o que almeja... é a fé!
esse é o segredo entre as estrelas... ^^

abração irmão!
***:

lari disse...

falei e vou repetir (pq dá um efeito danado): futuro naum se olha, pq ele não existe, só se constroi. futuro a gnt é quem faz, gui.

E realmente é quando a gente mais pena que aprende. Claro que dá pra aprender facil também, mas quase ninguém aprende do jeito fácil.

Bom, se vc está a toa pode parar pra pensar aos menos nas possibilidades:

- ja se inscreveu no ciee? no vagas?
-já fez cursos? o ciee tem um monte, com certificado, pela internet.
- que tal escrever matérias para uma revista?

E nessa tercera opção, se você acha que não consegue, como ir pra frente sem confiança? Tente, porque não? Se você está a toa o máximo que poe acontecer é continuar a toa. Não há nada a perder. Te peguei!

OTASKO Gilvan disse...

Você não precisa ter pressa. Pode fazer uma coisa de cada vez do seu próprio jeito. Como o Dango disse, você SÓ tem 19 anos xD acredite! você tem tempo o basntante pra cair e levantar um bom número de vezes.(Y)