sábado, 6 de dezembro de 2008

O Silmarillion de J.R.R Tolkien

O livro é uma compilação de alguns contos do professor Tolkien e narra em sua maior parte as eras anteriores àquela narrada em "O Senhor dos Aneis".
"O Senhor do Aneis" narra os acontecimentos do final da terceira era na Terra-Média, enquanto "O Silmarillion" os acontecimentos da primeira era de Eä, o mundo, quando Morgoth, o primeiro senhor do escuro ainda reinava na terra.
É uma otima dica de leitura pra quem gostou de ler/ver "O Senhor dos Aneis".
Eu particularmente acabei de comprar e ainda não li nem metade... mas ja deu pra peceber que é um otimo livro.
Se bem que juro que sai da livraria com duvidas se tinha comprado o livro certo... mas agora acho que acertei em cheio.

"Disse-lhes então Ilúvatar: - A partir do tema que lhes indiquei, desejo que agora que criem juntos, em harmonia uma Música Magnifica. E, como eu os inspirei com a Chama Imperecivel, voces vão demonstrar seus poderes ornamentando esse tema, cada um com seus proprios pensamentos e recursos se assim o desejar. Eu porem me sentarei para escutar; e me alegrarei, pois, através de voces, uma grande beleza terá sido despertada em forma de melodia.
E então as vozes dos Ainur, semelhantes a harpas e alaúdes, a flautas e trombetas, a violas e orgãos e a inumeros coros cantando com palavras, começaram a dar forma ao tema de Ilúvatar, criando uma sinfonia magnifica; e surgiu um som de melodias em eterna mutação, entretecidas em harmonia, as quais superando a audição alcançaram as profundezas e as alturas; e as moradas de Iluvatar se encheram até transbordar; e a musica e o eco da musica sairam para o Vazio, e este não estava mais vazio[...]."

Nenhum comentário: